NOSSO BLOG

O CÉREBRO E O COMPORTAMENTO HUMANO

A educação, por meio do processo de ensino e aprendizagem, tem como objetivo o desenvolvimento humano. Aprender é um processo inerente ao ser humano, por tentativa de erro e acerto, armazenando na memória a experiência. É um campo de estudo que visa a adaptar o ser humano ao ambiente de várias maneiras.

O aprendizado refina o comportamento humano e ocorre mediante a utilização de mecanismos de espaçamento e repetição. A repetição de conteúdos visa ao fortalecimento e à sedimentação do conhecimento em memórias. Estas, juntamente com a linguagem, a atenção, as emoções e, ainda, o ensino e a aprendizagem, compõem as funções intelectuais, as quais se produzem pela atividade dos neurônios no encéfalo (KOLB; WHISHAW, 2002).

O encéfalo se compõe de aproximadamente 86 bilhões de neurônios, células altamente excitáveis que se comunicam entre si formando redes, em uma linguagem eletroquímica, ou seja, a interação entre as células nervosas gera a formação de redes neurais, existindo um trilhão de conexões para se processar o aprendizado, o que é significativo e relevante para a vida e para cada ser humano ser quem é.

O comportamento humano depende da rede de neurotransmissores, substâncias químicas que modulam a atividade celular, acentuando ou inibindo a comunicação entre os neurônios, cuja maioria possui corpo celular, dendritos e axônio.

O ambiente é o fator que propiciará ao indivíduo os estímulos que impactam o cérebro, necessários ao seu desenvolvimento. Ambientes enriquecidos e indivíduos mais estimulados aumentam a aprendizagem e a competência.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

COMPARTILHER CONHECIMENTO