- O cérebro foi uma caixa preta com poucas informações conhecidas
- Hoje, mudou. Neurocientistas, pesquisas de psicofisiologia, a evolução da neuroimagem, documentaram e possibilitaram visualizar a dinâmica do funcionamento cerebral, o que aumentou o crescimento do conhecimento sobre o cérebro. Ainda há muito a conhecer, mas já se sabe muita coisa. Conhecimento tem origem no latim, da palavra cognoscere, que significa “ato de conhecer”. Há tipos diferentes de conhecimento como mecanismo para conhecer e estabelecer relações entre o mundo e nossas experiências com ele. Somos seres complexos e, segundo Galileu Galilei para alcançar um conhecimento científico é necessário haver um método para alcançá-lo. Por isso, temos que ter cuidado a respeito de informações baseadas em opiniões, baseado nas vivências e trocas de experiências hereditárias. que nos chegam sem fundamentos ou qualquer tipo de validação ou método que ateste o seu sentido lógico racional ou a sua veracidade.
- O importante para as pessoas é saber o que impacta na sua rotina, e como facilitar sua dinâmica diária. Todos querem saber lidar com suas questões, sejam as escolhas preferenciais, definir e objetivos, ter disciplina, nos valores que beneficiam a si mesmo e o entorno, por exemplo. Todos desejam saber utilizar a regulação emocional que influenciam as relações interpessoais e detém impulsos, além de outros atributos que cada um sente necessidade de aumentar ou diminuir. Ter uma imagem integrada e congruente de si mesmo, ajuda possuir uma postura equilibrada nas situações da vida. A integração de partes fragmentadas é uma aprendizagem desejada e pode ser obtida de forma facilitada pelas técnicas e estratégias fundadas nos métodos psicoterapêuticos, corrigindo disfunções e aumentando a autoconsciência.