Nayara Magda Gomes Barbosa da Costa ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9162-5182
Edgar Marçal ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5037-2724
Meline Mesquita de Carvalho ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2959-6322
Tiago da Costa Silva Barbosa ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4347-3006
Resumo
O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) tem início na infância e apresenta como sintomas mais comuns a falta de atenção, hiperatividade e dificuldade de autocontrole. As Interfaces Cérebro-Computador (ICCs) podem auxiliar no tratamento de pacientes com TDAH. Nesse contexto, o presente artigo trata-se de uma revisão sistemática que objetivou-se em relatar como as ICCs estão sendo utilizadas no tratamento de crianças com TDAH, baseado na hipótese de que a utilização das ICCs corrobora com a melhora do tratamento dessas crianças. Para isso, realizou-se uma análise bibliográfica nas publicações científicas presentes nas bibliotecas digitais IEEE Xplore, PubMed e ScienceDirect. Na análise foram consideradas as publicações dos anos de 2015 a 2020, no idioma inglês. Verificou-se que diferentes hardwares foram utilizados no tratamento de crianças com TDAH por meio das ICCs, no geral, associados a jogos digitais interativos. As ICCs utilizadas desempenharam um importante papel, podendo-se considerar que as mesmas corroboraram para melhorias na atenção, habilidades sociais e comportamentais, bem como, na reorganização da rede funcional do cérebro.
Palavras-chave: Interface cérebro-computador; Saúde mental; Eletroencefalograma.